terça-feira, 11 de outubro de 2011

////

ISF lança edição 2012 da Pesquisa de Tendências de Investimentos em TI. Estudo é um panorama completo dos investimentos em TI no mercado brasileiro

Tendências de Investimentos em TI. Em sua sétima edição, o estudo consolidou-se no mercado por ser um dos mais completos panoramas para prever a disposição de investimentos em Tecnologia da Informação nas maiores empresas do Brasil.

No ano passado, mais de 1.140 organizações públicas e privadas participaram da pesquisa, que mostrou perspectivas de crescimento de mercado maiores que 10%. Entre os participantes, 65% afirmaram que aumentariam os seus investimentos este ano e somente 9% mencionaram que reduziriam o montante investido.

Outro item detectado no levantamento anterior foi o crescente interesse por estratégias e ferramentas de BI (Business Intelligence). Segundo Ivair Rodrigues, diretor de pesquisas do Instituto Sem Fronteiras, a elevação no interesse por BI resulta de uma pressão sobre os gestores de TI.

“Este ano, o grande desafio dos CIOs é melhorar a qualidade das informações internas para a tomada de decisão. Isto explica o porquê de BI ter sido mencionado, pela primeira vez desde o começo desta pesquisa, como principal projeto de TI, ultrapassando ERP, que liderava a tendência de investimento havia 6 anos”, explica Rodrigues.

Outra característica da pesquisa é apresentar seus resultados estratificados nos segmentos mais importantes da economia brasileira, tais como Governo, Indústria, Serviços, Utilidades, Comércio, Agrobusiness, Finanças e Óleo, Gás e Mineração.

Em 2011, o ISF verificou que, no segmento governamental, alguns órgãos tiveram que seguir ordens de redução de gastos e alguns setores do segmento industrial tiveram que reduzir custos devido à baixa competitividade resultante da desvalorização do dólar, o que deixou os produtos brasileiros mais baratos.

Ações que integram sustentabilidade e tecnologia da informação, a chamada TI Verde, também apareceram com bastante destaque no último levantamento. Entre os entrevistados, 44% afirmaram que já possuíam uma política formal de TI Verde e 15% disseram que começariam a adotar no decorrer deste ano. O resultado representa um acréscimo de 500% em relação à pesquisa de 2009.

Neste ano, o ISF espera ouvir 1.200 empresas de todo o Brasil sobre seus investimentos em TI para 2012. Em breve, o Instituto divulgará o resultado final do estudo.

Como participar

O formulário da Pesquisa de Tendência de Investimentos em TI 2012 é personalizado. Então, para participar, basta enviar um e-mail para pesquisa@isf.org.br. Após o pedido, o formulário será enviado ao mesmo e-mail usado no contato inicial.

Todos os participantes da pesquisa irão receber, por e-mail, um consolidado com os resultados específicos do ramo de atuação de sua companhia, além de um panorama geral com os números referentes a todo o mercado.

Fonte: it4cio

0 Reactions to this post

Add Comment

    Postar um comentário