sábado, 25 de abril de 2009

////

Engenheiros desenvolvem aparelho de ultra-som pelo celular

Engenheiros de informática da Universidade de Washington, em Saint Louis (EUA), desenvolveram um aparelho portátil que realiza ultra-som pelo celular. O equipamento tem conexão USB e gera as imagens na tela de smartphones que utilizem Microsoft Windows. O sistema foi desenvolvido com ajuda da Microsoft, que concedeu um patrocínio de US$ 100 mil para a pesquisa em 2008. Por enquanto, o experimento está só em fase de testes e não tem data para chegar ao mercado.

Os inventores dizem que o aparelho agilizará exames que poderão ser feitos como parte dos primeiros socorros. Nas ambulâncias, o aparelho não tomará espaço de outros equipamentos e deve facilitar o trabalho de para-médicos. Mas se a novidade se espalhar , logo vai ser possível enviar, por exemplo, o ultra-som de um bebê por mensagem de celular.

Os pesquisadores William D. Richard e David Zar discutem com outros profissionais do MIT (Massachusetts Institute of Technology - instituto americano de pesquisas em ciência e tecnologia, o mais reconhecido do setor) a possibilidade de incluir o equipamento em um projeto que testa dispositivos médicos em países em desenvolvimento. Os testes devem ter foco em áreas de atuação militar, pois facilitaria o atendimento aos soldados.

Vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=kjm9nQ5_bUk&feature=player_embedded

0 Reactions to this post

Add Comment

    Postar um comentário