quarta-feira, 14 de março de 2012

////

Integrar redes sociais e TI requer definição clara de objetivos, alerta diretor da Unisys

A exemplo de qualquer outro projeto, a adoção de mídias sociais no ambiente corporativo requer a definição clara da real necessidade do negócio e dos objetivos almejados com o investimento. Nenhum estrategista deve pensar a integração de plataformas de relacionamento com o ambiente de tecnologia da informação sem antes cumprir tais etapas.

Quem faz o alerta é Paulo Roberto Carvalho, diretor de negócios de outsourcing da Unisys para Brasil e América Latina. A dica, aparentemente óbvia, nem sempre é observada, segundo o executivo. “É preciso primeiro encontrar o ‘por que’, para depois descobrir o ‘como’ e, só então, enfrentar os desafios da integração, diz ele.

Em palestra realizada hoje, dia 13, no Web Expo Forum, em São Paulo, o diretor da Unisys abordou, entre outros temas, o desafio de se criar uma ponte entre os mundos social e de TI, em benefício dos negócios. Segundo o executivo, a temática ganha relevância em um contexto em que a colaboração corporativa se firma como forte tendência entre empresas de médio e grande porte, muitas das quais já se beneficiam com a integração entre redes sociais e suas ações transacionais.

“Isso resulta em interações mais ricas e profundas com os clientes e parceiros”, diz ele, destacando ainda a tendência de criação de recursos internos nos moldes do Facebook e do Wikipedia. “Observamos um aumento das adesões a esses recursos, que funcionam como importante suporte para a colaboração corporativa”, diz Carvalho.

Na Unisys, um dos principais projetos internos relacionados com o uso de mídias sociais é o My Site, uma plataforma similar ao Facebook que soma hoje mais de 20 mil cadastrados. O projeto levou a Unisys a ser eleita uma das cinco marcas que melhor usam as mídias sociais, segundo a agência de marketing norte-americana Voltier Digital. “Com o My Site, alavancamos e importamos capital intelectual de nossas operações ao redor do mundo”, diz o diretor

Carvalho explica que o My Site permite que o usuário construa uma rede de colegas e conte com recursos inovadores como o “Ask Me About” (Pergunte-me Sobre), que possibilita a rápida localização de especialistas em qualquer unidade da corporação. Isso se dá porque os usuários criam hashtags com suas habilidades ou com tópicos com os quais desejam colaborar internamente.

Para quem planeja investir em redes sociais, o executivo recomenda, entre outros cuidados, saber onde agir de forma que o resultado seja imediato, o que, segundo ele, traz credibilidade para a TI. Carvalho destaca que a empresa deve considerar o uso de redes sociais para aplicações com interface direta com os clientes e trabalhar para reduzir riscos relacionados com segurança e privacidade. “É recomendável também envolver no piloto algum profissional muito familiarizado com redes sociais, o chamado tech-savvy”, finaliza.

0 Reactions to this post

Add Comment

    Postar um comentário