quinta-feira, 10 de março de 2011

////

O Dia Mundial do Rim

O Dia Mundial do Rim é comemorado anualmente na segunda quinta-feira de março – neste ano, hoje, dia 10. Esta é a sexta edição do evento, que está tendo progressiva repercussão internacional e, a cada ano, apresenta sempre um tema diferente. Em 2009, foi enfatizada a relação entre hipertensão arterial e rim; em 2010, o diabetes e o rim, e para este ano o tema é Proteja o seu Rim, Salve o seu Coração.

Sabe-se há muito que pressão alta, diabetes mellitus, fumo e colesterol elevado e anemia são situações patológicas predisponentes à doença cardíaca. Agora, a estes se soma a doença renal crônica.

A doença renal é muitas vezes silenciosa e há dois exames complementares que definem função renal e comprometimento vascular: a creatinina no exame de sangue, e a quantificação de proteínas no exame de urina em amostra isolada (relação proteína/creatinina). São exames baratos, de fácil realização, e que dispensam a incômoda coleta de urina de 24 horas. Estes devem compor a rotina de exames laboratoriais de revisão.

A partir da creatinina no sangue se pode avaliar, através de fórmulas especiais, a real função dos rins. Considera-se doença renal crônica quando essa for menor que 60 ml/min por mais de três meses, com estágios três (60 a 30 ml/min), quatro (pré-terminal, 30 a 15 ml/min) e cinco (terminal, menor que 15 ml/min). Este último já exigindo diálises ou transplante renal. À medida que a função renal piora, aumentam os riscos cardíacos – enfatizando-se que a maior causa de morte em doente renal é por doença cardíaca.

Proteja seus rins tratando as doenças que os agridem (diabetes e pressão alta), tendo hábitos mais saudáveis (não ao fumo, à obesidade e ao sedentarismo) e evitando alguns remédios, dos quais destaco os anti-inflamatórios não esteroidais (os inúmeros remédios para “reumatismo”, tão usados para qualquer dor).

HUMBERTO REBELLO NARCISO|Médico

0 Reactions to this post

Add Comment

    Postar um comentário