Tendências de Investimentos em TI. Em sua sétima edição, o estudo consolidou-se no mercado por ser um dos mais completos panoramas para prever a disposição de investimentos em Tecnologia da Informação nas maiores empresas do Brasil.
No ano passado, mais de 1.140 organizações públicas e privadas participaram da pesquisa, que mostrou perspectivas de crescimento de mercado maiores que 10%. Entre os participantes, 65% afirmaram que aumentariam os seus investimentos este ano e somente 9% mencionaram que reduziriam o montante investido.
Outro item detectado no levantamento anterior foi o crescente interesse por estratégias e ferramentas de BI (Business Intelligence). Segundo Ivair Rodrigues, diretor de pesquisas do Instituto Sem Fronteiras, a elevação no interesse por BI resulta de uma pressão sobre os gestores de TI.
“Este ano, o grande desafio dos CIOs é melhorar a qualidade das informações internas para a tomada de decisão. Isto explica o porquê de BI ter sido mencionado, pela primeira vez desde o começo desta pesquisa, como principal projeto de TI, ultrapassando ERP, que liderava a tendência de investimento havia 6 anos”, explica Rodrigues.
Outra característica da pesquisa é apresentar seus resultados estratificados nos segmentos mais importantes da economia brasileira, tais como Governo, Indústria, Serviços, Utilidades, Comércio, Agrobusiness, Finanças e Óleo, Gás e Mineração.
Em 2011, o ISF verificou que, no segmento governamental, alguns órgãos tiveram que seguir ordens de redução de gastos e alguns setores do segmento industrial tiveram que reduzir custos devido à baixa competitividade resultante da desvalorização do dólar, o que deixou os produtos brasileiros mais baratos.
Ações que integram sustentabilidade e tecnologia da informação, a chamada TI Verde, também apareceram com bastante destaque no último levantamento. Entre os entrevistados, 44% afirmaram que já possuíam uma política formal de TI Verde e 15% disseram que começariam a adotar no decorrer deste ano. O resultado representa um acréscimo de 500% em relação à pesquisa de 2009.
Neste ano, o ISF espera ouvir 1.200 empresas de todo o Brasil sobre seus investimentos em TI para 2012. Em breve, o Instituto divulgará o resultado final do estudo.
Como participar
O formulário da Pesquisa de Tendência de Investimentos em TI 2012 é personalizado. Então, para participar, basta enviar um e-mail para pesquisa@isf.org.br. Após o pedido, o formulário será enviado ao mesmo e-mail usado no contato inicial.
Todos os participantes da pesquisa irão receber, por e-mail, um consolidado com os resultados específicos do ramo de atuação de sua companhia, além de um panorama geral com os números referentes a todo o mercado.
Fonte: it4cio
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Suportada pela constante busca da melhoria dos seus serviços e da transparência na relação com seus públicos, o Aché identificou uma oportunidade de unir essa intenção às iniciativas de melhoria operacional com seus clientes, entre as quais encontra-se o processo de devolução de produtos.
Nas organizações de bens de consumo, nos seus diversos nichos de negócios, o processo de devolução de produtos é sempre algo de complexo gerenciamento. O Aché pretendia desenvolver uma estratégia que permitisse à empresa ser preventiva quanto a eventuais problemas que poderiam surgir na operacionalização do processo. Havendo motivação para a devolução, a finalidade da empresa era simplificar o procedimento e assegurar a acuracidade das operações correlacionadas a esse evento.
Com o Portal de Devolução de Produtos, o cliente informa o que pretende devolver certificando-se das condições pré-estabelecidas na Política (cujo documento fica disponível para consulta). Com base nas informações de Nota Fiscal e dos produtos, o sistema efetua as devidas consistências no momento em que o cliente registra a sua necessidade. A partir daí, a área comercial valida as informações e combina a data e a forma de envio dos materiais – que acontece por meio de uma transportadora própria ou usando-se a do Aché.
Com a implementação do Portal de Devolução de Produtos, o Aché percebeu que a solução, além de surpreender os clientes, foi de ampla aceitação pela base de usuários. Com o site, houve um aumento considerável na assertividade das conferências físicas/fiscais de todo o processo de Devolução, minimizou as entregas de produtos com divergências, reduzindo o tempo médio desse processo de 6 meses para 15 dias.
Nas organizações de bens de consumo, nos seus diversos nichos de negócios, o processo de devolução de produtos é sempre algo de complexo gerenciamento. O Aché pretendia desenvolver uma estratégia que permitisse à empresa ser preventiva quanto a eventuais problemas que poderiam surgir na operacionalização do processo. Havendo motivação para a devolução, a finalidade da empresa era simplificar o procedimento e assegurar a acuracidade das operações correlacionadas a esse evento.
Com o Portal de Devolução de Produtos, o cliente informa o que pretende devolver certificando-se das condições pré-estabelecidas na Política (cujo documento fica disponível para consulta). Com base nas informações de Nota Fiscal e dos produtos, o sistema efetua as devidas consistências no momento em que o cliente registra a sua necessidade. A partir daí, a área comercial valida as informações e combina a data e a forma de envio dos materiais – que acontece por meio de uma transportadora própria ou usando-se a do Aché.
Com a implementação do Portal de Devolução de Produtos, o Aché percebeu que a solução, além de surpreender os clientes, foi de ampla aceitação pela base de usuários. Com o site, houve um aumento considerável na assertividade das conferências físicas/fiscais de todo o processo de Devolução, minimizou as entregas de produtos com divergências, reduzindo o tempo médio desse processo de 6 meses para 15 dias.
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