terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

////

Hospital Brigadeiro troca rede para implementar novos sistemas

Antes da reforma a instituição possuía uma rede composta por equipamentos de diversas marcas, de difícil manutenção e localização de reposição e compatibilidade no mercado.

O Hospital Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, mais conhecido como Hospital Brigadeiro (antigo nome usado pelo hospital), é uma instituição administrada pela Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo. Há mais de 10 anos se destaca no tratamento cirúrgico para epilepsia, como um dos únicos hospitais da América Latina que realiza este procedimento exclusivamente pelo SUS.

O Hospital atende em média 7 mil consultas por mês e funciona como campo de ensino e aperfeiçoamento, através dos Programas de Residência Médica. O centro tem capacidade para a realização de 636 transplantes por ano: 240 de rim, 200 de córnea, 100 de fígado, 48 de pâncreas e 48 de medula óssea.

Em 2008 foi iniciado um processo licitatório para a estruturação da rede física e lógica de dados da instituição, com o objetivo principal de primar pela qualidade dos equipamentos, pelo custo/benefício a longo prazo e, principalmente, pela livre concorrência entre as empresas participantes. "A 3Com (hoje HP Networks) foi a grande vencedora, ao final do processo, e para nossa felicidade, a realidade do Hospital se transformou com a aquisição dos novos equipamentos", conta Brenno Martins, diretor de tecnologia do Hospital Brigadeiro.

Foram investidos R$ 700 mil para substituir a rede composta por equipamentos de diversas marcas que já apresentavam sinais de obsolescência. A área de TI do Hospital queria disponibilizar informações gerenciais que facilitassem a administração das operações de gestão diárias, com resultado comprovado de redução de custos e aumento de produtividade, alvo final dos projetos da instituição que não tem fins lucrativos.

Solução

A Active Solutions, que oferece serviços de segurança e conectividade de redes, foi a responsável pela implementação dos switches core da família 5500G, empilhados em anel no CPD, e dos switches de borda. Giovanni Pengue Filho, diretor de tecnologia da empresa, destaca que a nova rede, composta com soluções da 3Com, é uma ferramenta de sustentação de gestão da informação completa para o Hospital.

A reforma foi iniciada em julho de 2008 e concluída ao final daquele mesmo ano, após a substituição de todos os equipamentos. Com o novo ambiente, o Hospital pode construir um data center próprio com servidores e sistema de gestão.

Em uma segunda fase, a capacidade da rede foi expandida de 50 pontos ativos para 500 pontos estruturados. Também foram registrados ganhos desempenho, com redução significativa do tempo gasto para acesso e operações no sistema de gestão hospitalar. O tempo de resposta dos sistemas que antes era de 10 segundos, hoje é de 1 segundo.

A nova estrutura integrou digitalmente Ambulatório, Centro Cirúrgico, Farmácia, Almoxarifado e Internação, que agora funcionam como se fossem um único setor. O Hospital Brigadeiro é uma das primeiras instituições de saúde pública a possuir uma rede completamente Gigabit e backbone de 4Gbps, 10Gbps e 20Gbps, além de ser uma rede totalmente redundante e espelhada, o que, segundo Martins, garante confiabilidade à implantação de qualquer sistema que se faça necessário.

Com a tecnologia do backbone migrada de 100Mbps para 10 Gigabits e a expansão de toda a rede para Gigabit, o Hospital terá condições de melhorar processos e proteger o investimento realizado, aposta a área de TI.

Segundo a direção do hospital já estão nos planos investimentos maiores em softwares de gerenciamento da rede para prevenir e antecipar possíveis intervenções. O projeto de rede wireless também é foco do Hospital Brigadeiro, em especial na biblioteca, espaço comum a todos os funcionários.

“Com a modernização da infraestrutura tecnológica, todos os nossos objetivos foram alcançados, incluindo a possibilidade de implantar o novo sistema de gestão hospitalar, sem preocupações com infraestrutura física e lógica da rede de dados. O que mais nos surpreendeu foi a capacidade e agilidade de processamento das soluções da 3Com”, finaliza o diretor.

(Fonte: TI Inside, 10 de fevereiro de 2011)

0 Reactions to this post

Add Comment

    Postar um comentário